A resistência dos pisos cerâmicos e porcelanatos.
- Studio 2B Arquitetura
- 8 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Oi pessoal! O momento que as pessoas mais têm dúvida na hora de repaginar os espaços sejam elas casas ou estabelecimentos é na escolha do piso, e no meio de tantas opções de materiais disponíveis no mercado existem ainda especificações do produto a ser adquirido que não podem deixar de serem levadas em consideração. No artigo de hoje eu vou falar um pouco mais sobre porcelanatos e pisos.

Por onde começar?
A primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de escolher o piso deve ser a resistência do piso. Os porcelanatos são produzidos em altas temperaturas e por isso tem essa característica de ter mais resistência, ou seja, ótimos para ser aplicados no chão, pois eles serão a parte da construção mais “desafiada” da casa. Diferentemente, as paredes são perfeitas para receberem a cerâmica que apesar de ter uma composição química similar a do porcelanato, são menos resistentes devido ao processo de fabricação.
Essa escolha já é o suficiente para aplicar o piso? NÃO!
Outro detalhe importante na hora de escolher o piso é a classificação quanto a resistência do porcelanato. Essa classificação vai de 1 ate a 6. Essa informação esta na caixa (ou etiqueta do produto), mas vale uma rápida pesquisa no google para encontrar uma tabela similar a essa:

A tabelinha nos dá uma ideia de como escolher sem erro. Por exemplo, se você não quiser vários modelos de piso na casa e utilizar o mesmo tipo da casa inteira, a dica é escolher uma de classe 3 ou mais para não ter problema com trincas e desgaste no esmalte do seu piso. Já se você vai construir uma loja, é indicado ter um piso de classe 4 para não sofrer com a perda do acabamento do seu piso.
Importante lembrar que essa classificação impacta no custo da peça também, então essa dica pode gerar uma boa economia além de garantir que os pisos estão sendo escolhidos da maneira correta sem utilizar pisos de alta resistência em paredes por exemplo.
コメント